Sirius Astrology 

Promoção de fim de ano: seu mapa natal + previsões anuais  para 2005 com 20% de desconto!!!

Visite o site:

e calcule seu Mapa Natal grátis online. Experimente também o interativo da Cabala!

CONHEÇA O NOVO

Pegasus Photon é o melhor Software de Astrologia para estudantes e profissionais!

 

 

 

 

Fernando Collor.jpg (26780 bytes)

Análise do Mapa Natal do Ex-Presidente

FERNANDO COLLOR DE MELLO

Nascido em 12 de Agosto de 1949, às 06:00 hs, no Rio de Janeiro, RJ.

O Ex-Presidente Fernando Collor de Mello tem o Sol em 19º Leão, o ASC em 12º de Leão, com Plutão em conjunção com o ASC. O Meio do Céu está em 24º de Touro e a Lua em 29º de Peixes.

Leão é um signo de Fogo, Fixo, governado pelo Sol (que neste caso se encontra domiciliado), masculino e diurno. Ele rege no mundo as crianças, os amores, a educação, as especulações, o mundo artístico e teatral, as diversões e os espetáculos; a glória e o sucesso, os governantes, reis e pessoas de alto escalão.

Suas qualidades: a força de vontade, a coragem, a vitalidade, a ambição e a autoridade, o senso de organização; a altivez e a nobreza; a sinceridade, a fidelidade e a confiança; a magnanimidade e a generosidade.

Seus defeitos: a vaidade, a cólera incontrolável, o orgulho, a tirania e a busca exagerada da glória e do reconhecimento, a tendência à dramatizar e a ‘fazer teatro’ para chamar atenção, a suscetibilidade.

Governa no corpo: o coração, a espinha dorsal e a medula.

Em Fernando Collor estas qualidades e defeitos são superlativos, pelo fato do Sol (padrão de identidade do Ego) e o ASC (Personalidade exteriorizada e aparência física) estarem no mesmo signo. Os elementos do Mapa são: 4 pontos em Água, 5 pontos e Fogo, 6 pontos e Terra e 1 Ponto em Ar. A Água rege as emoções e a adaptabilidade, o Fogo a criatividade, a Terra a materialidade e o Ar a intelectualidade.

Vemos assim que há uma falta do elemento "Intelecto" no mapa de Fernando Collor. Isto quer dizer que a sua personalidade é formada por uma boa dose de criatividade e vontade, bastante materialidade, emotividade e pouco interesse puramente intelectual.

Os nativos do signo de Leão, também pertencem a um signo Fixo, cujo significado é inerente estabilidade, firmeza, força de vontade e passionalidade. Eles têm sentimentos fortes, emoções intensas, aversão às mudanças, necessidade de conservação. Em seu lado negativo, têm orgulho exagerado, intolerância e falta de adaptabilidade.

No caso de Fernando Collor, estas particularidades de sua personalidade estão ainda mais em evidência pelo fato do Sol se encontrar na Primeira Casa zodiacal. Fernando Collor nasceu para reinar, nasceu para o poder. Ele nasceu ‘rei’, ele é o Rei da Floresta, o Astro Rei de nosso sistema solar. As pessoas com esta particularidade no Mapa Natal, sempre terão um lugar de destaque na vida e serão projetados em lugares de alto comando. A consciência de ‘ter nascido rei" faz com que ele pense e haja como tal. Não é de espantar então o fato dele ter se tornado um dos Presidentes do Brasil de maior popularidade, e ter desempenhado um papel tão marcante na vida deste país, que, não esqueçamos, tem o Ascendente em Aquário. Portanto O ASC do Brasil se encontra na Casa VII (das associações) de Fernando Collor.

E o que dizer do Planeta Plutão em conjunção com o Sol no ASC? Plutão é o planeta que rege a Casa VIII, Casa da morte, do poder e do sexo. Em oposição à VIII temos a Casa II, do dinheiro e das posses. Eixo poderoso este, não é? O mais possessivo e manipulador do zodiáco! A Casa VIII é a casa do submundo, ou mundo de Hades. Plutão rege o signo de Escorpião, significativo do mundo das forças ocultas, das magias negras e dos mistérios, dos inimigos secretos , dos dramas passionais e dos amores contrariados, das paixões e dos ódios. Há um lado agressivo, autoritário e controlador muito forte no Planeta Plutão. Ele é antes de mais nada um grande estrategista e não existe homem público que não o tenha em grande evidência. Mas por esta mesma razão ele é extremamente destrutivo, em seu lado negativo, pois ele leva as pessoas a cometerem atos extremos, a odiarem, a terem um caráter exclusivista (é tudo ou nada), controlador, violento, arrogante e maldosamente crítico.

Plutão destrói e regenera, agindo como grande transformador em todos os sentidos. Não é à toa que o petróleo (grande força negra escondida nas profundezas da terra) é uma coisa plutoniana! Quanta riqueza é gerada com o petróleo, e quanta morte e destruição ele também traz consigo como consequência quando mal empregado (como na bomba atômica por exemplo, ou na poluição ambiental!) Plutão rege o sexo, o nariz e os órgãos genitais que ficarão fragilizados no corpo físico de Fernando Collor, e ele poderá sofrer com tumores e operações.

Plutão é regeneração, e desta forma, a ‘volta por cima’ do Ex-Presidente, somente será completada quando ele fizer uma ‘regeneração’ completa de seu próprio Ego, trabalhando intimamente a sua Personalidade para transformá-la e, como Phoenix, ressurgir das Cinzas. Ele precisa ‘retirar’ o mal de dentro de si, como numa cirurgia drástica, regeneradora.

A Lua de Fernando Collor está no signo de Peixes (quase Áries). Ele tem uma forte ligação carmática com a linha materna de sua família. Ele é sentimental, romântico, adora a música e tem uma alma apaixonada. A Lua, é o significativo da mãe, da família, dos sentimentos e das emoções, e da infância. A Lua em oposição a Vênus provoca inconstância sentimental, e a possibilidade de escândalos públicos, mesmo envolvendo questões amorosas. Em Astrologia Mundial ela indica o Povo. A Lua de Fernando Collor está em oposição ao planeta Vênus, e quadrado com o Planeta Urano. O Povo que se deixou seduzir por seu poder magnético de atração (aquele brilho intenso em seu olhar, as vezes muito frio e calculista), também se virou contra ele de forma repentina e brusca. Urano provoca reviravoltas bruscas na vida; ele cai como um raio e destrói tudo o que encontra. A regeneração é espiritual e não física.

O planeta Mercúrio (que rege o intelecto) em Virgem conjunto a Saturno, mostra a aptidão para cálculos, capacidade analítica acentuada, muita rapidez de raciocínio e habilidade com a linguagem e com a expressão. O gosto pelo risco é dado pelo aspecto entre Mercúrio e Urano. Vênus na Segunda Casa zodiacal indica dinheiro e posses provenientes da família, dos pais, e o Meio do Céu em Touro mostra o apego material e o gosto pelo luxo, assim como pelas artes e pela a beleza em seu sentido mais material.

Na Casa II, do dinheiro, encontramos também o planeta Netuno. Ele rege o signo de Peixes (onde Fernando tem a Lua) e, no mundo, rege o comércio de bebidas, a hospitalidade, a industria hoteleira, os asilos, as instituições de caridade, os sanatórios, clínicas e hospitais, assim como o mundo do crime, das prisões, das traições e dos escândalos públicos. Os exílios, retiros obscuros, assim como as manobras insidiosas, as traições e a espionagem são regidos por este planeta. Me parece claro, neste ponto, que este planeta, provocou realmente algo muito escuso por causa do dinheiro, não somente quando do confisco das cadernetas de poupança, mas sim das traições de que Fernando Collor pode ter sido vítima já que, com sua personalidade leonina, ele é facilmente enganável; De fato o Leão, num certo sentido, é muito influenciável por ser facilmente adulável. Marte encontra-se no signo de Câncer na cúspide da Casa XII, casa do Karma, dos sofrimentos e indica também a possibilidade do exílio e a impopularidade sofrida. Marte nesta Casa indica também as traições, as ações dos inimigos, as violências e a perda de liberdade, a possibilidade de acidentes, operações e doenças especialmente ligadas ao aparelho digestivo.

PREVISÕES DE AGOSTO DE 2000 A AGOSTO DE 2001

A Lua Progredida encontra-se na Casa VII (das associações, do casamento, mas também dos ‘outros’), mostrando que uma mudança nesta área que estará ocorrendo durante o ano todo.

A Lua faz aspecto de oposição com o Sol e Plutão Natal. Nos vimos que a Lua é o povo. Esta Lua que está em oposição com o Sol de Fernando indica um momento inoportuno para a sua volta política. Não há como recuperar a popularidade neste momento. Mudanças também devem ser feitas no que diz respeito aos associados, às pessoas que ajudam Fernando Collor. Este aspecto termina em novembro/dezembro, quando inicia-se uma quadratura com o MC natal. O MC é o sucesso, a ascensão pessoal, e uma quadratura não é um aspecto favorável para que este sucesso aconteça. Ele deve portanto agir com cautela ainda durante o ano todo.

A Lua Pré-Natal encontra-se na Casa IX (dos países estrangeiros, das viagens; da justiça e da espiritualidade) indicando a possibilidade de viagem ao exterior à partir de novembro, quando inicia-se um aspecto favorável com Mercúrio e Saturno. Também indica a evidência dos problemas com a Justiça. Estes dois planetas indicam que Fernando Collor poderá escrever ou publicar algo no período que vai de Novembro a Junho de 2001. É um bom momento para utilizar a imprensa e os meios de comunicação. À partir de Janeiro de 2001, um aspecto de Urano, reforça a possibilidade de viagens longas (mesmo de avião), especialmente de março a junho. Aumenta a atividade diária e aumentam também as tensões. A quadratura de Plutão termina em Agosto. Ela viria a reforçar o aspecto de oposição da Lua Progredida.

TRÂNSITOS

Plutão, encontra-se em Sagitário transitando na Casa IV. Plutão entrou no signo de Sagitário em novembro de 1995, mas encontrava-se em Escorpião (signo da Casa IV natal) até então, agindo de forma maléfica nas Casas III (casa dos irmãos) e IV (do lar e da família) de Fernando Collor. Ele foi o grande causador da grande reviravolta que aconteceu na vida política e social (oposição com a Casa X), as perdas e mortes na família (Casa III e IV), e a mudança de casa e de situação. Na Casa III Plutão também foi o causador do empeachment e voltou a opinião pública, os jornais e a mídia contra ele. Na Casa IV, ele destruiu o lar e a carreira. A ‘volta por cima’, como já disse, depende do poder de regeneração, que deve vir de dentro para fora. Esta modificação deverá ser sentida de forma mais intensa à partir de novembro deste ano. Acredito que a força espiritual e a busca de novas filosofias de vida ajudarão Fernando Collor nesta caminhada.

Netuno, transita na Casa IV/VII. A Casa VI é a casa do trabalho, da rotina diária, e a Casa VII é a casa das associações. À partir de Dezembro, Fernando Collor deve ter muito cuidado com as associações e as sociedades pois lembremos que Netuno é o planeta dos enganos e não deixa ver claro as coisas. De Abril a Junho do próximo ano haverá uma oposição com Plutão. Portanto, cuidado redobrado contra tramóias, traições, inimigos, etc. Abril, Maio e Junho, Netuno entra em trígono com o Netuno Natal. É o momento de pensar com mais fé, e de agir de forma mais amena. Fernando Collor se sentirá mais romântico e afetivo.

Urano transita pela Casa VII, em oposição ao Sol, Plutão natais. Com esta oposição muitas tensões serão causadas no dia à dia e os imprevistos e reviravoltas estarão na pauta do dia. Há a possibilidade de brigas e separações, (sócios ou associados, casamento). A tensão entre Urano e Plutão é uma briga entre o desejo de libertação e o desejo de controle. Com esta oposição ele precisará analisar se o jogo de manipulação é realmente gerador de segurança. Urano gera insegurança pois destrói tudo o que for planejado. Esta tensão pode causar estresse. Ele deverá tomar um cuidado extremo também com a possibilidade de acidentes e há perigo com avião, motos, helicópteros e catástrofes coletivas.

Saturno transita na Casa X, em conjunção com o MC. Ao transitar nesta Casa ele vai tentar colocar em ordem a vida profissional, a carreira e a ascensão social de Fernando Collor. Daí a necessidade de reabilitação da imagem pública. Isto deverá ser feito com muita cautela e seriedade, e poderá levar até dois anos e meio, tempo em que Saturno permanecerá nesta Casa. Os objetivos profissionais deverão ser planejados de forma diferente, pois Saturno é significador de seriedade e responsabilidade, e portanto a imagem pública e profissional de Fernando Collor poderá se beneficiar com isto. O aspecto de sextil com a Lua até dezembro, e depois de março a maio de 2001, poderá ser usado com este objetivo. De novembro a abril haverá um trígono com Júpiter natal, aumentando as despesas, mostrando investimentos na área do trabalho, e modificando os relacionamentos com os subalternos. Haverá uma análise quanto aos relacionamentos e quanto aos gastos. Recomendo que o orçamento seja bem examinado. Setembro e Maio e junho de 2001 são meses difíceis no sentido da comunicação com a imprensa. A comunicação poderá se tornar difícil e frustrante como se as pessoas não compreendem aquilo que se quer realmente dizer.

Júpiter transita também pela Casa X de Fernando Collor (aliás é nesta Casa que aconteceu a Grande Concentração Planetária de Maio). Júpiter é o grande benéfico do zodiaco mas é também o amplificador, ampliando os efeitos dos planetas que ele toca, sejam eles positivos que negativos. Ao transitar pela Xª Casa, ele coloca as questões profissionais em evidência, tornando-as mais importantes. Júpiter rege a Casa IX que é a casa da Justiça. Ele pode significar que os assuntos com a Justiça estarão em evidência neste período. Formando uma quadratura com Mercúrio, em agosto e de novembro a abril, ele provoca atitudes marcantes, fala e forma de pensar exageradas e mostra uma oportunidade para utilizar os canais de comunicação. Os problemas com os meios e comunicação podem ser enfatizados, mesmo que Fernando Collor se esforce para aparecer sério e para reabilitar a sua imagem. Até dezembro, e também março e abril Júpiter estará em quadratura com o Saturno natal. Com Saturno em Virgem, Fernando terá uma apreensão natural referente à sua capacidade intelectual e poderá achar que não é suficientemente bom, que não consegue analisar os detalhes que não consegue Ter uma atitude suficientemente crítica em relação aos acontecimentos. Esta influência de Saturno sobre Júpiter deve ser usada para desenvolver a capacidade de analisar os relacionamentos com mais atenção e seriedade. Poderão ocorrer também dificuldades financeiras, com a sensação de se estar gastando mais do que o devido. A carga de trabalho também será importante mas acabará sendo gratificante no futuro.

CONCLUSÃO

Analisando a Revolução Solar, ocorrida em São Paulo, às 13:48 hs do dia 11 de agosto, podemos concluir que será para Fernando Collor um ano de grandes transformações e mudanças. O Sol na IX casa aumenta as ambições e mostra as dificuldades com a imprensa pela oposição com o planeta Urano na III. Este planeta é maléfico e perigoso e encontra-se Casa III, das comunicações, dos irmãos e vizinhos, e também do trânsito e das viagens. Ele é causador de acidentes e de imprevistos e reviravoltas. A Lua na Primeira Casa em trígono com Vênus mostra a possibilidade de alegrias proveniente de mulheres, de viagens e de lazer. A intervenção feminina será favorável para a sua imagem. No entanto ele poderá se sentir instável e impressionável. O ASC em Sagitário, indica a importância de assuntos ligados à Casa IX. Saturno e Júpiter na Casa IV reforçam a importância do trabalho durante o ano. Plutão na XII indicam a possibilidade de alguma operação para extração de algo (cisto, tumor), mas também a possibilidade de novas traições e complôs. Fernando Collor deve tomar cuidado redobrado quanto ao dinheiro pois mais uma vez Netuno encontra-se na Casa II em oposição à Casa VIII da RS. Isto indica problemas quanto às previsões financeiras e pode provocar perdas devido à desonestidade, trapaça ou fraude. Marte e Mercúrio em oposição na VIII Casa, indica a possibilidade de aumento das despesas do casal e não é favorável ao bom andamento de processos. Mercúrio aumenta a possibilidade de acidentes de trânsito e indica também a possibilidade de um deslocamento causado pela morte de alguém.

Graziella Marraccini

Astróloga – Taróloga - Kabalista

ã agosto 2000